Apostando na preservação da nossa história, através de um acervo fotográfico do município com fotos desde o início do século XX até os dias atuais, mostrando as transformações que aconteceram, e que mudaram aos poucos o núcleo urbano de Laranjal.
Além do resgate documental fotográfico, apresentar a música como instrumento de inserção cultural, artística e intelectual, com estas propostas o município de Laranjal participou da 2ª Jornada Cultural.
O evento foi realizado em diversas cidades mineiras e Laranjal juntamente com o Distrito de Sapucaia e Comunidade de São João participaram da jornada.
As atividades em Laranjal começaram ainda no fim do mês de agosto com a 1ª Festa da Cultura e Artesanato de Laranjal, realizada na Praça Batista Berno, onde durante 3 dias foram realizadas a 1ª Amostra de Cinema de Animação de Curtas Brasileiro (no Clube Laranjal, em parceira com o Museu de História e Ciências Naturais. 1ª Festa do Artesanato que contou com a participação de artesãos do município além de apresentação artísticas e culturais das E. E. Cel. Francisco Gama e CEM Norberto Berno, apresentações musicais de artistas do município, dos alunos das bandas de música Maestro Mário Silveira (Laranjal) Euterpe São José (Palma) e dos músicos da Associação dos Violeiros de Muriaé.
Já em Sapucaia e São João foi realizada nas escolas E.M. São João de Sapucaia e E.M. Artur Antônio Alves uma exposição fotográfica do acervo documental fotográfico.
A coordenadoria do evento considerou que todos os objetivos foram atingidos, sendo que somente nos Distritos de Sapucaia e Comunidade de São João dezenas de pessoas além dos alunos das escolas visitaram a exposição que ficou montada durante uma semana em cada escola.