quarta-feira, 5 de outubro de 2011

Jornada Mineira do Patrimônio Cultural em Laranjal - Edição 2011

  No início do mês de setembro aconteceu a 2ª Festa da Cultura e Artesanato em Laranjal, como parte integrante da 3ª Jornada Cultural do Estado de Minas Gerais.
  A Jornada do Patrimônio Cultural é uma ação pioneira promovida pela Secretaria de Estado de Cultura, por meio do Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais (IEPHA-MG), premiada de IPHAN como a melhor ação de divulgação do patrimônio brasileiro. Em Laranjal os objetivos do evento foram:

1- Divulgar a produção dos artesãos do município de Laranjal, criando durante 3 dias uma oportunidade de geração de renda através da venda dos seus produtos expostos;
2 - Incentivar as manifestações artísticas e culturais no município de Laranjal; como também apresentar para a comunidade a arte criada pela comunidade;
3- Apoiar os músicos locais;
4- Trabalhar com os alunos da rede pública o tema proposto pela jornada cultural “Quando a minha história conta a história de todos”.
5 – Despertar a comunidade para a importância da preservação do nosso patrimônio e identidade cultural.






  Em Laranjal o evento é organizado realizado pelo Conselho do Patrimônio Cultural do Município de Laranjal, com apoio da Prefeitura Municipal de Laranjal e secretarias municipais em destaque a da Educação e Assistência Social, contando com a participação das escolas do município, Casa da Cultura Monsenhor Geraldo Mendes, Centro de Qualificação Permanente de Laranjal, Grupo Projovem, Grupo da Terceira Idade “Bem Viver”, Museu de História e Ciências Naturais de Além Paraíba, Jornal Nossa Terra Nossa Gente, SESC MG, e comunidade de Laranjal.
   Durante 3 dias aconteceram diversas atividades culturais, como a  apresentação em um telão do documentário filmado em Laranjal sobre a Folia de Reis, uma parceria entre o Museu de Ciências Naturais de Além Paraíba, Conselho Municipal do Patrimônio Cultural de Laranjal e Secretaria Municipal de Educação. Exposição de artesanato do município, em parceria com o Centro de Qualificação Permanente de Laranjal. Exposição documental e fotográfica em parceria com o Jornal Nossa Terra Nossa Gente. Apresentação musical da Fanfarra do Centro Educacional Municipal Norberto Berno e danças folclóricas das escolas Coronel Francisco Gama e Norberto Berno.
  Além das apresentações culturais, para atrair maior participação da comunidade, em dois palcos montados, aconteceram diversos shows populares, sendo em especial, a apresentação do Causos e Violas das Gerais, do SESC MG, que apresentou dois dos maiores violeiros do Brasil, Fernando Sodré e Chico Lobo, trouxe para o evento a autentica música de raiz além dos causos que fazem a cultura mineira ímpar entre as demais do país, seus músicos e causos encantaram o público presente, uma surpresa para todos foi na abertura do evento a presença do “Seu Tão Sanfoneiro” no palco.
   O quase centenário músico laranjalense é uma lenda viva na região, agraciado com o título de “Mestre de Ofício” pela Universidade de Ouro Preto, é um dos últimos na arte de construir, reformar e afinar sanfonas artesanais, fato dos seus quase 100 anos e ainda não parou de trabalhar.
   Além do Causos e Violas, aconteceu uma heterogênia programação nos palcos, iniciou-se na sexta-feira com o Regional Viola Viva, grupo que além de apresentar músicas próprias apresentam um repertório focado na música de raiz caipira, com músicos consagrados na região, comandado por Zé Olavo vencedor de diversos festivais de música na região. Logo após, apresentou-se a dupla “Tiago e Manoel” que promete se tornar em breve uma marca na região, que cantando o sertanejo universitário, agradou a todos que estavam presentes.
  No sábado, além do Causos e Violas, no palco temático do SESC, o cantor Lula Cavalcanti ganhador da última edição do Festival de Piacatuca,  apresentou para o público a sua música vencedora no festival além de sucessos populares, finalizado  a noite a banda de rock acústico e MPB “Lambari de Botina” com músicos com anos de estrada apresentou um ótimo repertório musical.
  No domingo, o grupo de pagode laranjalense “Rappaziada”, que a cada dia vai se firmando e consolidando como referencial no ritmo deu conta do recado e finalizando a série de apresentações os irmãos Miguel e Miele se apresentaram com uma grande surpresa na abertura do show, Miguel tocando uma viola de 10 cordas cantou diversos clássicos musicais.

“Quando a minha história conta a história de todos”

  O projeto desenvolvido em Laranjal foi elaborado por Tarcísio William de Souza Duarte, envolveu mais de 200 alunos do Centro Educacional Municipal Norberto Berno além dos pais e moradores do município, com apoio pedagógico e de pesquisa das professoras Elisangela Morais Pereira, Patrícia Aparecida Carvalho, Aparecida Montes Duarte, Teresinha Morais Silva Berno, entre outros.
  Os alunos foram incentivados a elaborar textos retratando o nome das ruas ou regiões rural onde moram, contando a história de cada personagem que dá nome à sua rua, pesquisando fotos antigas e novas do logradouro, mostrando a sua transformação com o tempo.
 O objetivo foi mostrar a história de cada rua ou região do município, contada pelo ponto de vista dos jovens, juntando todas as informações, criando desta forma a história do município. O conto de cada aluno formou a história de todos.
   As atividades realizadas em Laranjal estão registradas no site do IEPHA e fazem parte das ações de educação do patrimônio cultural e Jornada Mineira do Patrimônio Cultural no município de Laranjal, que após o preenchimento dos formulários em janeiro de 2012, convertem-se em “pontos” para o ICMS cultural no ano de exercício de 2013, cada ponto possui um valor financeiro de repasse variável à arrecadação do estado que é mensalmente enviado pelo Estado de Minas através da Lei Robim Hood para os municípios participantes.

As apresentações e shows do evento em Laranjal

Fanfarra Maestro Mário Silveira

Alunas da E. E. Cel. Francisco Gama

Alunas do CEM Norberto Berno

Tiago e Manoel

"Seu Tão"

Miguel

Grupo Rappaziada

Chico Lobo

Regional Viola Viva

Fernando Sodre

Lambari de Botina

Lula Cavalcanti

sábado, 1 de outubro de 2011




A PREFEITURA MUNICIPAL DE PALMA, O GOVERNO DE MINAS, POR MEIO DA SECRETARIA DE ESTADO EXTRAORDINÁRIA PARA ASSUNTOS DE REFORMA AGRÁRIA (SEARA) E O INSTITUTO DE TERRAS DO ESTADO DE MINAS GERAIS (ITER-MG) ESTARÁ REGULARIZANDO TODOS OS IMÓVEIS DEVOLUTOS URBANOS (NÃO REGISTRADOS EM CARTÓRIO DE REGISTRO DE IMÓVEIS) DO ESTADO.
O OBJETIVO É TRANSFERIR PARA AS FAMÍLIAS POSSEIRAS A PROPRIEDADE LEGÍTIMA DOS IMÓVEIS AINDA NÃO REGULARIZADOS SEJAM ELES VAGOS OU JÁ EDIFICADOS.
CONVIDAMOS TODOS OS PROPRIETÁRIOS INTERESSADOS PARA COMPARECEREM A PREFEITURA MUNICIPAL DE PALMA A PARTIR DE 26 DE SETEMBRO DE 2011 NA SECRETARIA DE OBRAS TRAZENDO DOCUMENTOS DO IMÓVEL.

Festa do Rei e Rainha das Bonecas da SSVP



 Aconteceu no dia 18 de setembro a partir das 16:00 horas no Clube Laranjal a tradicional festa do “Rei e Rainha das Bonecas”, tradicional evento realizado pela Sociedade São Vicente de Paulo de Laranjal.
 A festa contou com a presença dos Vicentinos da região, além dos de pais e amigos das crianças participantes.
  

Nasce o União Futebol Clube em Laranjal

 

No dia 23 de setembro, às 20:30 no Estádio Firmo Dias de Oliveira, o União entrou em campo pela primeira vez na história, para disputar a primeira rodada do Campeonato Regional promovido pela Liga de Cataguases, que tem em sua chave as equipes de Laranjal, Pirapetinga, Recreio e Além Paraíba, nascendo em Laranjal mais uma equipe de futebol amador.
  O time tem o popular Marcão, Pinxiguinha entre outros em suas origens, e conta com a participação de diversos jogadores experientes da cidade, além de alguns jogadores contratados na região.
    A equipe entrou com a seguinte formação: 1 – Adriano, 18 – Tiziu, 3 – Hernani, 4 – Tão, 5 – Douglas, 6 – Pixinguinha, 7 – Jessé, 30 – Peixoto, 9 - Carlinhos Malandro, 10 – Rodrigo e 11 – Cosme.
  E estreou no torneio contra a equipe do Ideal de Recreio, comandada pelo experiente técnico Merica.
  Muito movimentada a partida terminou em 4 a 2 para a equipe do União de Laranjal.
  O time de Laranjal saiu na frente com gol do jogador Carlinhos Malandro, porém ainda no primeiro tempo o time do Ideal empatou, terminando o primeiro tempo em 1 a 1. No segundo tempo o time de Laranjal fez 2 a 1 com gol do jogador Jessé, porém  após o gol o time de Recreio novamente empatou, o desempate veio através da cobrança de pênalti, sofrido pelo jogador Rodriguinho e convertido por Cosme, que ainda fez o mais um terminando em 4 a 2 para o União de Laranjal, uma bela estréia.
  Na próxima rodada o União vai até Pirapetinga enfrentar a equipe local. 

Laranjal disputa Campeonato de Futebol Feminino organizado pela Liga de Ubá

 Teve início no dia 24 de setembro uma grande novidade para a região, a 2ª edição do Campeonato de Futebol Feminino, organizado pela Liga de Ubá que pela primeira vez contará com a participação de uma equipe de Laranjal. O Campeonato Regional Feminino terá 5 equipes na disputa. Todas jogarão entre si em turno e returno, classificando-se 4 para as semifinais, sendo que o 1º colocado joga contra o 4º e o 2º contra o 3º. As equipes são: Laranjal, Itararé, Diamantense, Santa Isabel e RP (Rio Pomba). Confira a tabela de jogos:

1ª RODADA
24/09 - Laranjal x Itararé - 15:00;
25/09 - Diamantense x Santa Isabel - 10:00;
2ª RODADA
01/10 - RP x Laranjal - 16:00;
12/10 - Itararé x Diamantense - 10:00;
3 ª RODADA
08/10 - Santa Isabel x Itararé - 16:00;
09/10 - Diamantense x RP - 10:00;
4ª RODADA
15/10 - Laranjal x Santa Isabel - 16:00;
15/10 - RP x Itararé - 16:00;
5ª RODADA
22/10 - Santa Isabel x RP - 16:00;
23/10 - Diamantense x Laranjal - 10:00.
NO RETURNO A TABELA SEGUE OS MESMOS JOGOS, SÓ INVERTENDO OS MANDOS DE CAMPO. AS DATAS DO RESTANTE DO CAMPEONATO SERÃO DIVULGADAS POSTERIORMENTE.
|Fonte: Liga Atlética de Ubá

Sobre a estréia de Laranjal no futebol feminino
  O time de Laranjal é uma equipe em formação, com muitas adolescentes, o que faz uma equipe fraca fisicamente se comparada com a equipe adversária que era em sua maioria formada por jogadoras mais velhas que seus pares de Laranjal.
  A superioridade física e o conjunto da equipe do Itararé fez com que a partida ficasse totalmente em prol do time visitante, que aplicou com facilidade uma goleada de 10 a 3 no time de Laranjal. O destaque de Laranjal ficou por conta da jogadora Priscila, autora dos 3 gols de Laranjal, e que armou diversas jogadas por Laranjal.
  Já o Itararé, equipe formada por jogadoras em sua maioria adulta, muito forte fisicamente, o grande destaque foi a jogadora Thayane Carla, autora de 6 dos 10 gols do time.
  Independente do placar vale destacar que a iniciativa de formar um time feminino, treinar e entrar em uma competição regional é sem sombra de dúvida uma missão que merece parabéns e todo o apoio da comunidade laranjalense.  Devemos cumprimentar as nossas jogadoras por estarem empenhando ao máximo, a tendência é que para daqui dois a três anos com o trabalho contínuo, ter uma excelente base para formar uma equipe feminina de futebol altamente competitiva.    
 

Jovens recebem CDI em Laranajl



  No dia 13 de setembro, na prefeitura de Laranjal, às 9:00 horas aconteceu a cerimônia de entrega do Certificado de Dispensa de Incorporação – CDI, para jovens laranjalenses nascidos no ano de 1993.
  Ao completar os 18 anos todos os jovens do sexo masculino devem se dirigir a Junta de Serviço Militar de sua cidade e se apresentar para o alistamento militar obrigatório.
  Em Laranjal a 104 Junta de Serviço Militar funciona na sede da prefeitura municipal e tem como presidente o Prefeito Valmir Garcia Mendes e o secretário  Sr. José Afonso Milani.
  Para a cerimônia de entrega dos CDI diversas autoridades estiveram presentes. O delegado da 17ª Delegacia de Serviço Militar de Muriaé, 2º Tenente Rogério Louros Visoná representava as Forças Armadas do Brasil, a polícia militar sob o comando do Sargento Tancredi também estavam presentes, além do prefeito Valmir Garcia Mendes, presidente da câmara Vereador Miguel Ângelo, vereadores, secretários municipais, funcionários e familiares.
  Após uma breve explanação sobre a importância do evento para os jovens, proferido pelo Tenente Visoná, aconteceu a execução Hino do Brasil e o juramento à pátria. Após o juramento, o prefeito de Laranjal parabenizou os jovens, em seguida, foram entregues os certificados de dispensa. Documento de extrema importância para os jovens, pois sem ele não é possível ingressar em serviço público, estudar em universidade pública, obter passaporte entre outros. 


Esporte Laranjal está na semifinal da Liga de Muriaé

Jogando em casa time de Laranjal goleia por 4 a 1 o adversário





 O Esporte Laranjal se classificou para a semifinal do torneio regional promovido pela Liga de Muriaé. Jogando contra o time da cidade de Vieiras, o Vieirense, o time aplicou uma convincente goleada de 4 a 1, no jogo de volta, realizado em Laranjal no dia 25 de setembro às 10:00horas. No jogo de ida, em Vieiras, o placar ficou em 0 a 0.
  O jogo em Laranjal iniciou com as duas equipes buscando a vitória, pois o empate levava o jogo para a decisão por pênaltis. O time de Laranjal abriu o placar com uma cobrança magistral de falta pelo jogador Jessé, ainda no primeiro tempo em contra ataque mortal, Laranjal faz 2 a 0 com o jogador Adão.
  No segundo tempo o time de Vieiras esboçou uma reação e logo no reinício da partida fez um gol, com 2 a 1 para Laranjal, o time de Vieiras passou a todo jeito  procurar o empate. Com um sufoco em campo, o técnico Brás mexeu muito bem na equipe, e com a entrada do jogador Lê, os contra ataques do time de Laranjal passam a ser a principal jogada do time. O jogador infernizou a direita do ataque de Laranjal, criando ótimas jogadas.
  Já próximo ao fim do jogo, o time de Laranjal fez 3 a 1 com o jogador Diego, após o gol, o time de Laranjal passa a administrar a partida, sem reação o Vieirense toma mais um, terminando 4 a 1 para o Esporte Laranjal.
  A semifinal será contra o União Pradense, com o primeiro jogo em Antônio Prado.
  Esporte: Adriano, Neném, Diego, Arthur, Moisés (Ebinho), Adão (Dodô), Peixoto, Tardeli (Lê), Rodrigo e Jessé.



Comunidade do Braulino realiza festa do cavalo




  Nos dias 24 e 25 de setembro aconteceu na Comunidade dos Braulinos, zona rural de Laranjal, mais uma edição da Festa do Cavalo e do Concurso de Marcha, evento organizado por Marcelo Vieira, Betinho e Rafael, com apoio da Prefeitura Municipal de Laranjal.
  A festa teve início no sábado dia 24, e para animar o público aconteceram shows com Flávio e Banda e em seguida Rick e Jhonny, em palco montado no local. No dia seguinte (domingo) aconteceu o concurso de marcha, com a presença de criadores e cavaleiros da região.
  Finalizando, um animado forró tomou conta do local, Milico e Banda animaram o público.

VI Concurso Leiteiro de São João



   Aconteceu nos dias de 9 a 11 de setembro a sexta edição do Concurso Leiteiro da Comunidade de São João, evento realizado pela comunidade local e que conta com o apoio da prefeitura de Laranjal, da Secretaria Municipal de Agropecuária e EMATER.



   O Concurso Leiteiro foi dividido em duas categorias, 25 litros e Livre, e teve como ganhadores os animais de propriedade dos pecuaristas “Brega” na categoria Livre e “Dudu Vieira” na categoria 25 litros. O evento também contou com um Stand com a exposição de artesanatos produzidos na comunidade.
   A abertura oficial aconteceu no dia 9 contando com a presença dos secretários municipais, diretores das escolas, representantes da comunidade e de entidades, do prefeito Valmir e do seu vice João Silva, do Deputado Federal Renzo Brás, do presidente da Câmara Miguel Ângelo e dos vereadores Morais, Paulinho Teixeira, Madalena, Nei do Vadico, Marcelo Vieira (um dos responsáveis pelo evento) Gerson Agostinho e José Valverde, entre outros presentes.





  O prefeito Valmir em seu pronunciamento destacou a importância do evento para a comunidade, desejando a todos presentes um ótimo evento, declarando aberto oficialmente o evento.
  Logo após o músico e vereador Miguel se apresentou no palco, seguido pela Banda Cinta Liga. No dia seguinte apresentaram Rick e Jhonny e o Grupo Copacabana Beat, finalizando no domingo, último dia do evento, o Grupo Rappaziada se apresentou e por fim os Radicais do Forró encerraram mais uma edição do Concurso Leiteiro da Comunidade de São João.

Inaugurada a Unidade da Farmácia de Minas em Laranjal


  Em solenidade realizada no dai 5 de setembro em Laranjal, contando com a presença de representantes do estado de Minas Gerais, da Regional de Saúde de Leopoldina, autoridades de cidades vizinhas, entre elas o Prefeito Beto do Taliba e esposa (Palma), seu secretário da saúde Dr. Roger, secretários municipais de Laranjal, vereadores entre outros convidados, foi oficialmente inaugurada a Unidade da Farmácia de Minas em Laranjal.
  O prefeito de Laranjal Valmir Garcia Mendes em seu pronunciamento falou da relevância do projeto para a população de Laranjal lembrando que a mesma já estava funcionando desde fevereiro passado.
  Diversas autoridades se pronunciaram sobre o evento para o público presente, em destaque a secretária municipal da saúde em Laranjal Dra. Marcela B. Torquato, o prefeito de Palma Beto do Taliba e representantes da Regional de Saúde, entre outros presentes. 
  Em Laranjal a farmácia recebeu o nome de Sérgio Augusto Naya, político e empresário laranjalense, Deputado Federal por três mandatos, que muito trabalhou pelo progresso da Zona da Mata.

Autoridades presente ao evento

Sec. Municipal da Saúde Dra. Marcela

Prefeito Valmir
 

Jornada Mineira do Patrimônio Cultural em Palma

   No dia 24 de Setembro de 2011, na Praça Antônio Finamore, no distrito de Cisneiros em Palma/ MG, foi realizado um Sarau Literário promovido pelos alunos da Escola Municipal Francisco Emílio de Lima e Escola Estadual São José.
  No evento os alunos se apresentaram e encenaram com danças textos e poesias de escritores brasileiros. O Sarau contou também com a participação da Banda Euterpe São José, interpretando canções populares, entre outras.
  O evento retratou a 1ª participação do Município de Palma nesta 3ª edição da Jornada Mineira do Patrimônio Cultural e foi promovido pela Secretaria Municipal de Cultura e Secretaria Municipal de Educação com o apoio da Prefeitura Municipal de Palma.
 Estiveram presentes à apresentação o Prefeito Beto do Taliba, sua esposa Maria Ernestina, diretora da Escola Estadual Arthur Bernardes, os secretários municipais de cultura, Lula Cavalcanti e de educação Dalgisa Mattos, as diretoras da Escola Municipal Francisco Emílio de Lima, Roberta Guedes, e da Escola Estadual São José, Mabel Mendonça, além de um bom público que assistiu a apresentação dos alunos.