Câmara concede títulos de Cidadão Laranjalense
20 pessoas receberam o título
Presidente da Câmara Miguel Ângelo e o Padre Marcelo, um dos agraciados com o título
No dia 3 de dezembro, a Câmara Municipal de Laranjal concedeu a 20 cidadãos o título de “Cidadão Laranjalense”, por dedicação a cidade de Laranjal.
A iniciativa partiu do presidente da câmara Vereador Miguel Ângelo, cada vereador indicou 2 nomes, totalizando 18 pessoas, sendo aprovados por todos em votação, mais dois nomes foram indicado em acordo pelos 9 vereadores em conjunto.
A cerimônia aconteceu no CEM Norberto Berno e fez parte das comemorações de 73 anos de emancipação político administrativa de Laranjal, contando com a presença do prefeito Valmir Garcia Mendes e família, do vice prefeito João Soares Silva e família, dos secretários municipais, familiares dos homenageados entre outros convidados. Foram agraciadas com o título as seguintes pessoas, em ordem de chamada de acordo a mesa dos vereadores:
1- José Namir Coimbra Vargas, nascido no dia 26 de fevereiro de 1957 em Itaperuna, aos 4 anos mudou para Leopoldina. Em 1979 conheceu sua esposa, a Laranjalense Maria Aparecida Bem Vargas, com que casou em 1983, tendo dois filhos Danilo e Carlos. Vive em Laranjal há 27 anos e trabalha na Walmisa Confecções, onde segundo ele, tem uma segunda família.
2 - Maria Aparecida Guedes Santos, casada com Sebastião Gonçalves dos Santos Neto, tem dois filhos: Mariana e Samir. Nasceu em 5 de outubro de 1958 em Cisneiros, distrito de Palma, mudou para Laranjal para estudar, onde concluiu o magistério, porém optou pela enfermagem, fazendo o curso de Auxiliar de Enfermagem, tendo atualmente 33 anos de trabalho na saúde. Trabalhou no Centro de Saúde, hoje trabalha na Unidade Básica de Saúde de Laranjal. É funcionária do Estado e presta serviços para a comunidade de Laranjal.
3 - José Antônio Bento, nasceu em Santana de Cataguases em 2 de dezembro de 1957, casado com Ester tem 3 filhos. Está em Laranjal há 4 anos servindo a comunidade como pastor da Igreja da Assembléia de Deus. Também trabalha como pedreiro, além de prestar serviços sociais a comunidade.
4 - Nair Batista Ferreira de Pereira, nasceu próximo a Cisneiros no dia 13 de setembro de 1958. É professora de Letras e lecionou na Escola Estadual São José (Cisneiros) onde também ocupou o cargo de diretora por um período. Em 1999 foi transferida para a E. E. Cel. Francisco Gama em Laranjal, é casada com Luiz Fernando de Resende, com quem tem dois filhos, Maria Claudia e Luiz Fernando Júnior.
5 – Dr. Diego de Paula Bouzada Furlani, nasceu em Muriaé em 28 de outubro de 1987, residiu em Cachoeira Alegre por bons anos, ingressou na faculdade de medicina, logo após, iniciou seu trabalho de plantonista no Hospital Comunitário de Laranjal onde foi muito bem acolhido pela comunidade. Após se formar, também passou a exercer a medicina no PSF de Laranjal.
6- Sebastião José Horácio, nasceu no dia 16 de janeiro de 1959 em Boa Família, distrito de Muriaé. É casado com Hilda Conceição de Jesus Horácio, tem uma filha, Ilma Aparecida. É Ministro da Eucaristia no Distrito de Sapucaia e atual presidente da Capela da referida localidade.
7 – Adriana de Andrade Souza, nasceu no dia 2 de setembro de 1977 na cidade de Terra Branca no estado da Paraíba. Mudou para Laranjal em 1996 com 19 anos. Casou com José Marcos de Souza, trabalha na Confecção CLC.
8- Amilton Rodrigues dos Santos, nasceu no dia 13 de abril de 1966 em Santa Cruz, distrito de Santo Antônio de Pádua. Residiu em Recreio, possui o Curso de Técnico em Agropecuária realizado na cidade de Rio Pomba. Mudou para Laranjal em 1992, casou com Cleide Santos de Bem Santos com quem tem 3 filhos. É comerciante na cidade.
9 – Alcione Pires Ferreira Cardoso, nasceu no dia 20 de junho de 1946 na cidade do Rio de Janeiro. Casou-se em 1972 tendo dois filhos: Cid Roberto e Alan Roberto. Formada em Pedagogia trabalhou em várias escolas cariocas, atingindo o cargo de Diretora Executiva do CEIP Samuel Wainer, na Tijuca. Em 1991 após a aposentadoria mudou para Laranjal, inicialmente trabalhou com o comércio, porém novamente se viu motivada a exercer o magistério e lecionou no município de Laranjal até 2006.
10 – Sudário Amorim Carneiro, nasceu em Cisneiros no dia 11 de setembro de 1964. Casado com Poliana Duarte Pereira Carneiro e tem uma filha, Vanessa e aguarda para o ano de 2012 a chegada de Laura. Sudário trabalhou no Rio de Janeiro e em São Paulo no segmento alimentício. Para melhor atender seus clientes montou sua própria empresa a Vó Rosinha, que atua no ramo de biscoitos amanteigados, empregando atualmente 26 funcionários em Laranjal. Seus produtos estão presentes em cidades de diversos estados do país.
11- Tarcísio William de Souza Duarte, nasceu em Leopoldina. Possui graduação no curso superior de Marketing, fundou o Jornal Nossa Terra, Nossa Gente em Laranjal, que há mais de 5 anos divulga notícias de Laranjal e região. É membro voluntário dos conselhos municipais de Assistência Social, Desenvolvimento Econômico Rural Sustentado e presidente do Conselho do Patrimônio Cultural de Laranjal. Atualmente está fundando o primeiro Grupo de Estudos Astronômicos da região, para o qual doou o primeiro telescópio. Possui uma chácara, construída na propriedade rural de seu pai, próxima ao centro de Laranjal, onde reside desde 2003 quando regressou de Brasília (DF) com sua família.
12 – Edwar Alves Novais, nasceu em Cachoeiro Alegre em 1937. Aos 24 anos casou com Maria de Lurdes Novais com que tem 2 filhos. Em meados de 1975 mudou-se com sua família para Laranjal. Após anos trabalhando como tratorista, em 1995 passou juntamente com seu filho Ricardo a conduzir seu próprio negócio, a “Sorveteria Sonho de Verão”, hoje também possui uma propriedade rural entre Santana e Laranjal onde dedica boa parte do seu dia.
13 - Marlene Terezinha Tavares, nasceu em Cisneiros no dia 17 de fevereiro de 1954. Em 1974 casou-se com José Paulo de Oliveira, tendo dois filhos Paola e Patrik. Trabalha como professora desde 1982 nas escolas de Laranjal. Atualmente é vice-diretora do Centro Educacional Municipal Norberto Berno.
14 – Jésus Alves dos Santos, nasceu em Leopoldina em 3 de junho de 1960. Em 1979 entrou para a Polícia Militar de Minas Gerais, após se formar soldado foi para Além Paraíba, mais tarde foi transferido para Leopoldina. Em 1989 após promoção ao posto de Cabo foi trabalhar em Miraí, retornando novamente para Leopoldina. Em 1995 casou com Helena Aparecida do Carmo. Após passagem por Belo Horizonte e Muriaé, assumiu o comando do Destacamento da Polícia Militar em Laranjal com a patente de Sargento, onde trabalhou por 2 ano até sua aposentadoria. Atualmente possui um comércio em sociedade com sua esposa.
15 – João Batista de Souza, tem 50 anos e nasceu em Rodeiro. É casado com Aparecida de Lourdes Santos com quem tem três filhos: Manoela, João Vítor e Gustavo. Chegou em Laranjal em 2009, abrindo a filial do Supermercado “JK” na cidade.
16 – Francisco Guedes da Costa, nasceu em São Francisco do Glória, popularmente conhecido como “Tim Caminhoneiro”. Mudou para Laranjal no ano de 2001, após breve passagem por Fervedouro retornou a Laranjal em 2003, onde vive atualmente. É casado com Vera Lúcia Monteiro do Carmo e tem três filhos: Enikeli, Licieli e Poliana.
17 – Dr. Bruno Ferreira Aires, nasceu em São Gonçalo (RJ) no dia 6 de junho de 1981, ainda na adolescência mudou-se para Juiz de Fora. Em 2004 durante sua residência no curso de medicina conheceu Laranjal, sendo que logo após a conclusão do curso de medicina, iniciou sua carreira profissional atendendo no município. Também em Laranjal conheceu sua esposa Alessandra com a qual constituiu família. Trabalhou em diversas cidades e estados, incluindo no Corpo de Bombeiro do RJ onde obteve em 2008 a patente de 1º Tenente. Atualmente atende como médico em Palma, Miracema, Muriaé e Laranjal. No ano passado (2010) recebeu o título de “Cidadão Palmense”.
18 – Benedito Rubens Renó Bené Guedes, nasceu em Itajubá (MG), é casado com Nilma Junqueira e Renó Guedes com quem tem dois filhos: Bernardo e Márcia Cristina. Bené foi vereador em Leopoldina, Deputado Estadual por 4 mandatos, Secretário de Estado no governo Eduardo Azevedo, Vice-diretor Geral do Detel no governo Aécio Neves e é o atual prefeito de Leopoldina. No tempo de juventude foi jogador de futebol em diversos clubes, jogando também em equipes de Laranjal. Quando deputado foi majoritário na cidade, apoiou inúmeros projetos para Laranjal, entre eles o de iluminação do Campo do Esporte Clube Laranjal.
19 – Padre Marcelo de Aguiar Morais, nasceu em Rodeiro na zona rural chamada Moradinha. Ingressou no Seminário Diocesano Santa Rita de Cássia em Cataguases em 1995. Em 1998 obteve o grau de bacharel em Filosofia pela PUC-MG em Belo Horizonte, indo para Juiz de Fora para estudar Teologia no Seminário Arquidiocesano Santo Antônio, simultaneamente ingressou na UFJF. Em 12/12/2001 em Leopoldina na Catedral de São Sebastião recebeu a Ordem de Diaconato. Em 06/04/2002 foi ordenado Padre em Rodeiro, sua terra natal. Está em Laranjal desde 2006, onde é pároco da comunidade, também é o atual presidente da Casa de Cultura Monsenhor Geraldo Mendes Monteiro, e mesmo com uma intensa agenda de atividades, estuda na FAMINAS o curso de Direito.
20 – Dr. Cláudio Barros Carneiro, nasceu em Muriaé no dia 24 de maio de 1958. É casado com Ana Paola Medeiros de Oliveira Carneiro, com quem tem 3 filhos. Formou em Medicina no ano de 1982, possui cursos de aperfeiçoamento e pós graduação realizados na University of Califórnia San Diego (EUA) entre os anos de 1985 e 1986, na Tokyo Metropolitan Komagome Hospital no ano de 1990 em Tóquio(Japão) e na Americam College of Surgeons Congress em 1990, entre outros.
É membro do Colégio Brasileiro de Cirurgiões, Sociedade Brasileira de Colo-proctologia, Sociedade Brasileira de Cirurgia Vídeo-endoscópica, membro fundador da Sociedade Mineira de Colo-proctologia. Foi diretor presidente e diretor clínico por diversas ocasiões da Casa de Saúde Santa Lúcia, entre outros inúmeros cargos em diversas instituições, como por exemplo, a Sociedade Médica de Muriaé, UNIMED-Muriaé e do Centro de Estudos Mário Inácio Carneiro (centro que presta homenagem ao nome de seu pai). Atende em Muriaé, São Francisco do Glória, Rio de Janeiro e desde 2008 em Laranjal.