Escola realiza amostra sobre a cultura Afro-brasileira
A E. E. Cel. Francisco Gama, de 28 de novembro a 02 de dezembro realizou a culminância do projeto “Consciência Negra: Valorizar a Identidade”, com atividades e trabalhos realizados pelos professores da área de Humanas e participação dos alunos e demais funcionários da Escola.
Este projeto foi desenvolvido com o objetivo de promover a importância da cultura africana na constituição e identidade da nação brasileira e principalmente, do respeito à diversidade humana e a abominação do racismo e do preconceito, desenvolvido por meio de um processo educativo do debate, do entorno, buscando mais nossas raízes a herança biológica ou cultural trazida pela injenuência africana.
Dentro da disciplina de Arte realizada pela professora Angélica Márcia, aconteceu uma pesquisa de campo com o objetivo conhecer e relatar a identidade cultural baseada nos dons artísticos do povo Afrodescendente do município de Laranjal.
O registro aconteceu através de fotografias e por depoimentos das pessoas selecionadas para a pesquisa dentro da comunidade.
Também aconteceram diversas oficinas onde os alunos puderam demonstrar suas habilidades artísticas. O suporte usado para as confecções dos trabalhos artísticos foi o aproveitamento de retalhos de tecidos, películas de radiografias, cumbucas, caixas, peneiras, que foram transformados em arte.
Após a produção, as obras foram expostas no pátio principal da escola para a apreciação de todos os alunos da E. E. Coronel Francisco Gama, além de diversas apresentações artísticas e culturais. “A cada momento é apaixonante presenciar os efeitos que a arte bem direcionada traz para um ambiente escolar”
Sem comentários:
Enviar um comentário