Coordenador de Meio Ambiente de Laranjal Júlio César G. Alvarenga, visita obra da UTC
Teve início a construção da Usina de Triagem e Compostagem no município de Laranjal. A obra está sendo erguida próximo a Comunidade dos Thiagos, 4 quilômetros da sede, em terreno de 6,1 hectares adquirido pela prefeitura.
A obra é fruto dos convênios números 0248/2006 e 0046/2007 com a FUNASA, totalizando R$242.150,00 para a implantação da UTC. Atualmente, os resíduos após a sua coleta pelas ruas da cidade, são depositados em trincheiras, onde são compactados, cobertos com camadas de terras e posteriormente com gramíneas, em um terreno alugado a 2,5 km da sede, na estrada municipal “Beira Rio”
O depósito em vala comum como acontece atualmente em Laranjal e em quase todas as cidades do país, não é o destino correto que se deve dar aos resíduos, pois na vala, ocorre a decomposição do material orgânico, gerando o chorume. O chorume também é chamado por líquido percolado, é um líquido poluente de cor escura e odor nauseante, originado de processos biológicos, químicos e físicos da decomposição de resíduos orgânicos. Esses processos, somados com a ação da água das chuvas se encarregam de lixiviar compostos orgânicos presentes nos lixões para o meio ambiente, contaminando as águas da superfície e profundas.
Além do chorume, acontece também neste sistema de depósito dos resíduos, a deterioração e o vazamento dos metais pesados tóxicos (cádmio, mercúrio, chumbo etc.) contidos nas pilhas, baterias, lâmpadas fluorescentes, entre outros que são descartados diariamente de forma errada nas cidades.
Após a conclusão da obra da UTC em Laranjal, os resíduos oriundos das residências no município de Laranjal passarão a ter um destino correto. O município de Laranjal já adota atualmente um sistema de descarte de todos os resíduos do Hospital, Postos de Saúde, Farmácias e Gabinetes Odontológicos, em conformidade com a resolução do CONAMA de número 358 de 2005. Todo resíduo de origem hospitalar é recolhido por uma empresa especializada e incinerado, conforme normas técnicas específicas, os gases resultantes da queima são filtrados, minimizando ao máximo seus efeitos ao meio ambiente.
Também foram adotadas no município ações em relação aos pneus inutilizáveis, que estão sendo recolhidos por empresas especializadas de Muriaé e São Paulo.
Para um melhor funcionamento da usina de triagem e compostagem é fundamental a implantação da coleta seletiva em Laranjal, que será realizada em breve, após um trabalho de conscientização e educação ambiental em todo o sistema educacional e posteriormente, casa a casa, com toda a população, além de contar com o apoio da imprensa local (jornal e rádio) para colaborar na divulgação para a implantação da coleta seletiva em Laranjal.
Sem comentários:
Enviar um comentário