sábado, 31 de março de 2012

Coleta seletiva de lixo em breve será uma realidade em Laranjal


  No dia 22 de março, no CEM Norberto Berno, aconteceu uma importante palestra para os profissionais da educação municipal, também contando com a presença da diretoria e alguns professores da Escola Coronel Francisco Gama com o objetivo de apresentar para os mesmo a importância da educação ambiental.
  A apresentação da palestra contou com o diretor da empresa Biokratos, José Mário de Oliveira, formado em Geografia, especialista em Território e Meio Ambiente, Técnico em Recuperação de Áreas Degradadas e Técnico em Mineração.
  Com o tema “Relação Homem Natureza e Sustentabilidade” a palestra teve o objetivo de instrumentalizar e sensibilizar os participantes, em boa parte professores, ou seja, formadores de opinião junto à comunidade, para romper a visão que dissocia o homem ao meio ambiente, possibilitando a construção de valores ambientais.
  Além dos profissionais da educação, o evento contou com a presença de secretários municipais, vereadores, entre eles o presidente da câmara Vereador Antônio Montes Morais, acompanhado também dos vereadores José Valverde, Madalena Milani e Gersom Agostinho do Couto. A palestra foi uma realização da Coordenadoria Municipal de Meio Ambiente através do Sr. Júlio César G. Alvarenga, além também da presença de algumas lideranças na cidade.
 Um dos focos da palestra é atrair os professores para as mudanças que serão implantadas em breve em Laranjal na coleta de lixo, que a partir de maio deste ano sofrerá substanciais mudanças, através da entrada do funcionamento da Usina de Triagem e Compostagem de Lixo em Laranjal. A usina fica localizada a poucos quilômetros do centro da cidade, às margens da estrada que liga a Aracati e Vista Alegre, próxima da região dos “Tiagos”. A Usina possui uma capacidade planejada para atender a demanda de uma população de 10.000 pessoas aproximadamente, ficando instalada em uma área totalmente adaptada para este tipo de operação, possuindo também uma reserva legal, que foi plantada juntamente com a participação dos alunos da cidade.

O prefeito de Laranjal apresenta e fala com os professores no aterro sanitário atual

A partir de maio Laranjal estará entre as poucas cidades do Brasil a ter uma UTC em funcionamento

  Após a palestra, os participantes embarcaram em 2 ônibus para visitas. Inicialmente foram no atual aterro de lixo da cidade, e conheceram a realidade do destino de lixo gerado no município. O prefeito Valmir e o coordenador de meio ambiente Júlio César apresentaram as etapas atuais desenvolvidas no manejo do lixo e as preocupações com o impacto ambiental na região.
  Após a visita no aterro, partiram com destino a Usina de Triagem em Compostagem, onde conheceram a obra e os novos procedimentos que serão gerados a partir de maio, assim como também a reciclagem do lixo.   

Sem comentários:

Enviar um comentário