COLUNA: Por dentro do Programa Minas Olímpica Nova Geração
O Programa Minas Olímpica Nova Geração é uma estratégia do governo do estado de Minas Gerais que possui caráter de inserção social de crianças e adolescentes através do esporte, visando torná-los socialmente menos vulneráveis, ampliando sua formação integral e garantindo seu acesso à práticas esportivas, pedagógicas, lúdicas, de promoção à saúde e complementação nutricional e se Destina a estudantes com idade entre 10 a 15 anos.
O Programa visa atender não somente jogos de futebol, pois arco de ação mais amplo. Mais especificamente, o Minas Olímpica Nova Geração trabalha em 3 eixos temáticos: Esporte, Saúde Integral e Artes.
Em Laranjal o Programa funciona no Poliesportivo Luís de Mello, próximo ao Parque de Exposições, tendo como equipe técnica Jannes Maura Silva, Édeson Oliveira de Mattos, Marcos Viníncius de Jesus (Marcão), Edson José Carneiro da Silva e Angélica.
Nos correntes meses de fevereiro, março e abril, o programa trabalhou sua temática dentro das principais datas festivas, como o carnaval e a páscoa. Preocupo-se em realizar atividades integrativas e recreativas com os educandos de forma que o aprendizado venha em forma de lazer.
A atividade física é um grande preventivo para incontáveis problemas de saúde, tanto físicos como psicológicos, pois, além de movimentar o corpo, promove interação social.
A atividade artística promove a capacidade cognitiva e criativa do jovem, por seu incentivo, vê-se inúmeros talentos incutidos serem aflorados, além da saudável prática de se expressar.
Por fim, entrelaçando os dois eixos citados nos parágrafos anteriores, a saúde integral, que visa assistir o ser humano em seu todo, que vai muito além do corpo, se faz acontecer, e com isso, garante-se a inserção de jovens mais saudáveis na sociedade.
Pais, responsáveis e professores, estimulem seus jovens de 10 a 15 anos a participarem do Programa Minas Olímpica Nova Geração e contribua para a boa formação do futuro do país.
Colaborou: Édeson Oliveira Mattos