Os postais perdidos de Laranjal
Jornal Nossa Terra recupera coleção fotográfica de Laranjal com quase 100 anos
No fim da década de 20 do século passado a prefeitura de Cataguases enviou aos seus distritos um fotógrafo para que realizasse fotos panorâmicas dos núcleos urbanos.
Das fotos 06 foram realizadas na seguinte ordem:
- Largo Afonso Pena, atual Praça Batista Berno;
- Capela Nossa Senhora Aparecida, ao lago da Afonso Pena, atual Praça Batista Berno;
- Panorâmica 01. A foto registrava boa parte da Vila de Laranjal tendo ao fundo o morro da Igreja Matriz. A foto foi tirada uns 100 metros acima da casa sede da Fazenda 2 Barras (Fernando Gonçalves).
- Panorâmica 02. A foto registrava a parte central da Vila aos fundos da Escola Reunida, atual Prefeitura. A foto foi tirada onde seria hoje próxima à escada de acesso ao CEM, a escada da “Rua do Sapo” e a Clovis Salgado “Caminho Novo”.
- Panorâmica 03. A foto registrava a rua principal da Vila, o trecho que iniciava no morro da Igreja até ao largo Afonso Pena, a atual Rua Norberto Berno.
- Igreja Matriz – A imponente matriz era motivo de orgulho da Vila do Laranjal, quando finalizada em 1909 tornou-se a maior igreja em todo o Município de Cataguases, a joia da vila.
Após anos de procura conseguimos juntar a coleção de 06 fotos que estavam espalhados com diversos moradores de Laranjal. De posse dos 06 postais, somente 01 estava em péssimo estado de conservação - faltava 1/6 da foto que estava danificada. Restauramos e guardarmos os seis postais, que hoje fazem parte do acervo do Jornal Nossa Terra, Nossa Gente. Estamos publicando 02 deles para os amantes da história de Laranjal.
É pena q as fotos não têm data, mesmo assim é emocionante viajar no tempo e participar , de alguma forma, do passado de nossa terra querida.
ResponderEliminarParabéns pela iniciativa. Abraços, Adalberto.
amp-sjmmg@hotmail.com