quinta-feira, 14 de abril de 2011

Campanha Nacional de Vacinação Contra a Influenza 2011 começa dia 25 de abril

Vacinação Para Quem Precisa de Mais Proteção. Um Direito Seu Assegurado Pelo Sus


Seguindo o calendário da Secretaria de Estado vai começar em Laranjal e Palma a 13ª Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza, no período de 25 de abril a 13 de maio de 2011, tendo 30 de abril (sábado) como o Dia de Mobilização Nacional.
Nessa campanha, além dos idosos com 60 anos ou mais de idade, a vacinação inclui as crianças na faixa etária de seis meses a menores de dois anos e as gestantes.
A vacinação que ocorre anualmente, em forma de Campanha constitui um dos meios de prevenir a gripe e as suas complicações, além de apresentar um impacto indireto na diminuição das internações hospitalares, da mortalidade evitável e dos gastos com medicamentos para tratamento de infecções secundárias.

OBJETIVO DA CAMPANHA
 
Durante a Campanha de Vacinação aplicar uma dose da vacina contra Influenza em todas as pessoas com idade igual ou superior a 60 anos além das gestantes e crianças entre seis meses a menores de 2 anos de idade.

INFLUENZA

A influenza ou gripe é uma infecção viral que afeta o sistema respiratório, mais precisamente o nariz, garganta e brônquios. O contágio ocorre de forma direta através das secreções das vias respiratórias da pessoa contaminada ao falar, tossir ou espirrar ou de forma indireta, por meio das mãos que, após contato com superfícies recém-contaminadas por secreções respiratórias pode levar o agente infeccioso direto a boca, olhos e nariz. A doença pode se apresentar desde uma forma leve e de curta duração, até formas clinicamente graves e complicadas.

INDICAÇÕES DA VACINA INFLUENZA

Na Campanha Nacional de Vacinação, a vacina influenza estará disponível nos postos de vacinação do SUS para a população da faixa etária de 60 anos e mais, trabalhadores de saúde, crianças da faixa etária de 6 meses a menores de 2 anos, gestantes em qualquer período gestacional e povos indígenas.
A vacinação é anual devido às características dos vírus influenza.

EFETIVIDADE E DURAÇÃO DA PROTEÇÃO

Cerca de 10 a 15 dias após a vacinação inicia-se a formação de anticorpos contra as cepas contidas na vacina, cuja duração raramente excede 12 meses.


CONTRA-INDICAÇÕES

A vacina influenza não deve ser administrada em:
  • Pessoas com história de reação anafilática prévia ou alergia grave relacionada a ovo de galinha e seus derivados, assim como a qualquer componente da vacina.

SITUAÇÕES EM QUE SE RECOMENDA O ADIAMENTO DA VACINAÇÃO
  • Em doenças agudas febris moderadas ou graves, recomenda-se adiar a vacinação até a resolução do quadro.
Para maiores informações procure as Unidades Básica de Saúde em Laranjal e Palma


Sem comentários:

Enviar um comentário