quarta-feira, 13 de abril de 2011

Sobrado construído no ano de 1888 em Palma


Em um cantinho de Palma imponente sobrado com 123 anos se destaca por sua beleza


Placa dentro do sobrado com a data de 28 de setembro de 1888



  No dia 28 de setembro de 1888 o rico fazendeiro Manoel Cesto Trigo mudava para sua bela residência, um sobrado construído em tijolo a mostra no centro de Palma.
  No Brasil, era uma época em transformação, não havia muitos meses a princesa Isabel assinava a Lei Aurea, abolindo a escravidão. Em Palma belos cafezais se espalhavam sobre as suas terras, cortada pela ferrovia, que rasgava suas serras trazendo progresso a  um dos mais dinâmicos municípios da Província de Minas Gerais.
  O sobrado foi construído por Francisco Belmiro Trigo, primo e fiel amigo de Manoel Cesto Trigo.
  Francisco veio da Espanha para o Brasil e após trabalhar na construção da ferrovia da Leopoldina passou a construir casas, e lógico seu rico primo seria um dos seus clientes.
  Manoel Cesto Trigo, sua esposa Maria Romana Trigo, mais tarde seus filhos vivem na casa até o ano de 1949, até que, Francisco Luiz de Oliveira, viúvo de uma das filhas de Manoel e Maria Romana, e um dos herdeiros, compra a parte dos cunhados, deixando de herança para a sua única filha de seu primeiro casamento, Romilda Oliveira Bittencourt, hoje professora aposentada, neta de Manoel Cesto Trigo, que aos seus 81 anos de idade vive no local com seus filhos e netos.



Vista da sacada do segundo pavimento do sobrado

Uma das obras mais bela da região na época do império no Brasil em ótimo estado de conservação

Prédio é um belo sobrado em dois pavimentos construído no ano de 1888, todo em tijolo a mostra, em dois pavimentos, 22 cômodos, telha em padrão “cumbuca”, todo o segundo pavimento tem sustentação em madeira. O forro do primeiro pavimento e a escada de acesso ao segundo pavimento ainda é original da obra do ano1888.
  Atualmente o belo casarão esta dividido em 3 residências, porém sem afetar a fachada, o piso do andar térreo foi modificado no meio do século passado.


Escada é original da obra, com 123 anos de construção


Sem comentários:

Enviar um comentário